MÉTODOS:
Acesso: Será avaliado tipo de reservatório, altura de acesso, profundidade e elementos estruturais que permitam o acesso e içamento dos técnicos e materiais.
Esgotamento: O técnico analisará o esquema hidráulico do reservatório de água e a ligação entre os demais e abrir ou fechar registros a fim de transferir a água limpa para outro reservatório e evitar desperdícios.
Preparação: Será instalada escada de cordas, ponto de luz, corda de segurança com trava quedas, corda de serviço para subir e descer com materiais e bomba de água submersível para drenar água suja e lodo.
A P.E.T. (Permissão de Entrada e Trabalho) e fixada na entrada do reservatório ao alcance de todos.
Entrada em espaço confinado: O serviço sempre será executado com no mínimo dois técnicos presentes.
Um técnico entrará no reservatório pela escada de corda trajando um cinto de segurança tipo alpinista preso a corda de segurança pela trava quedas.
O segundo técnico supervisionará o serviço auxiliando com os materiais e vigiando para que em qualquer situação de emergência, faça o socorro imediato.
Tipos de Impermeabilização: O técnico é treinado para avaliar o tipo de impermeabilização do reservatório para usar um método que não agrida a impermeabilização e não traga custos desnecessários.
Na maior parte dos casos existem esses tipos:
Semi-Flexíveis:
Flexíveis:
Limpeza / Remoção de detritos: A limpeza do reservatório é feita por escovas com cerdas de nylon, hidrojateamento ou outras técnicas conforme o caso.
São retirados os resíduos com balde através da corda de serviço e lodo pela bomba submersível.
Todo o reservatório é enxaguado e seco com panos.
Desinfecção: A desinfecção do reservatório é feita com hipoclorito de sódio nas paredes, no chão, tubulação, sensor automático e / ou bóia.
O hipoclorito de sódio é o único químico permitido para limpeza de reservatórios de água pela Vigilância Sanitária e recomendado pela Sabesp.
Finalização: São retirados todos os materiais utilizados, cordas, escada de cordas, ponto de luz, bomba submersível e etc.
Seguindo o esquema hidráulico do reservatório serão abertos os registros para transferir a água limpa e permitir seu uso habitual.
Todos os colaboradores são treinados para o uso correto dos EPI’s.
Todos os procedimentos são criados visando as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NR’s). Com destaque algumas que são diretamente envolvidas em nosso trabalho:
NR 6 – EPI (Equipamento de Proteção Individual);
NR 7 – PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);
NR 9 – PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);
NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção;
Anexo NR 18.13 – Medidas de Proteção contra Quedas de Altura;
NR 33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados.
Nossa empresa emite um certificado de limpeza e higienização dos reservatórios após o serviço. Para controle interno, fiscalização de auditorias, vigilância sanitária e outros interessados.