A água até chegar até nós, tem todo um processo de purificação nas estações de tratamento. Essa água quando chega fica armazenada, e a utilizamos para alimentação, limpeza, higiene pessoal, e para beber.
Não realizar a limpeza das caixas d’ água pode acarretar em prejuízo. Pois pode haver surgimento de algas em seu interior, que liberam toxinas, bactérias e protozoários. Provocando sérios danos à saúde de quem consumir água contaminada. Além de poder causar entupimento na tubulação já que a sujeira se acumula no fundo do reservatório.
É necessário ter alguns cuidados com o seu reservatório. Mantendo sempre bem fechadas para evitar a agentes contaminantes como:
Que causam doenças graves como:
Para mantermos essa água livre de impurezas e contaminações é necessário que sua limpeza seja feita a cada 6 meses. Esse período é válido para residências, prédios e condomínios.
É necessário que a limpeza seja feita por uma empresa especializada, que possua treinamento em serviço de altura e espaços confinados.
A limpeza de caixa d’água é executada com hidrojateamento / escovas com cerdas de nylon em todas as paredes, fundo, teto, tampas e alçapões.
A limpeza é finalizada com a desinfecção da caixa d’água utilizando dicloro-isocianurato de sódio em pastilhas. A quantidade é definida de acordo com a capacidade da caixa d’água sem causar transtornos e eliminando todas as bactérias.
É importante que seja feito um planejamento para limpeza de sua caixa d’água. Fechando o registro de abastecimento de acordo com o consumo de água. Para que, no ato da limpeza sua caixa esteja quase vazia. Evitando assim o desperdício de água.
Portanto, procure saber se a limpeza de sua caixa d'água está em dia, e garanta a saúde de sua família.